AIA2009
Tudo sobre a Astronomia

ONU proclama 2009 como Ano Internacional da Astronomia

aia2A 62ª Assembléia da Organização das Nações Unidas decidiu proclamar 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.
A proposta foi feita pela Itália, em lembrança aos 400 anos do primeiro uso astronômico de um telescópio, realizado pelo famoso cientista renascentista Galileu Galilei (1564-1642) que revolucionou a astronomia com as suas observações.

Em 2009, o maior evento astronómico do ano será a reunião da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla inglesa) e, desta vez, a organização ficará a cargo da cidade do Rio de Janeiro. Este encontro apenas se realiza em 3 em 3 anos.

No último encontro, conduzido na cidade de Praga em 2006, os astrónomos votaram pela exclusão de Plutão do rol de planetas do Sistema Solar e, embora não seja essa a intenção da maioria dos cientistas, o assunto poderá voltar à tona em 2009.

A presidente da IAU, Catherine Cesarsky, diz: “O Ano Internacional da Astronomia 2009 dá a todas as nações a oportunidade de participar nesta excitante revolução científica e tecnológica em curso.”

A AIA2009 é uma colaboração global que compreenderá atcividades, voltadas para a ciência e para o público, e que tem como um dos principais objectivos,e stimular o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimento sobre o Universo, o nosso lugar nele e a importância da cultura científica.

Nenhuma resposta to “ONU proclama 2009 como Ano Internacional da Astronomia”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: