AIA2009
Tudo sobre a Astronomia

ONU proclama 2009 como Ano Internacional da Astronomia

aia2A 62ª Assembléia da Organização das Nações Unidas decidiu proclamar 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.
A proposta foi feita pela Itália, em lembrança aos 400 anos do primeiro uso astronômico de um telescópio, realizado pelo famoso cientista renascentista Galileu Galilei (1564-1642) que revolucionou a astronomia com as suas observações.

Em 2009, o maior evento astronómico do ano será a reunião da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla inglesa) e, desta vez, a organização ficará a cargo da cidade do Rio de Janeiro. Este encontro apenas se realiza em 3 em 3 anos.

No último encontro, conduzido na cidade de Praga em 2006, os astrónomos votaram pela exclusão de Plutão do rol de planetas do Sistema Solar e, embora não seja essa a intenção da maioria dos cientistas, o assunto poderá voltar à tona em 2009.

A presidente da IAU, Catherine Cesarsky, diz: “O Ano Internacional da Astronomia 2009 dá a todas as nações a oportunidade de participar nesta excitante revolução científica e tecnológica em curso.”

A AIA2009 é uma colaboração global que compreenderá atcividades, voltadas para a ciência e para o público, e que tem como um dos principais objectivos,e stimular o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimento sobre o Universo, o nosso lugar nele e a importância da cultura científica.

Nenhuma resposta to “ONU proclama 2009 como Ano Internacional da Astronomia”

Deixe um comentário