AIA2009
Tudo sobre a Astronomia

Telescópio Kepler

O telescópio Kepler foi colocada em órbita com  sucesso no dia 6 e Março, após o seu lançamento, efectuado a bordo de um foguetão Delta II,da base militar do Cabo Canaveral, na Florida (sudeste), confirmou a NASA.

Este telescópio de 1,03 toneladas está dotado de um espelho principal de 1,4 metros de diâmetro e de uma abertura de 0,95 metros.

O Kepler foi colocado em órbita heliocêntrica que o faz seguir a Terra em redor do sol.

O fotómetro, aparelho que serve para medir as grandezas luminosas, está munido de um plano focal com 95 milhões de pixeis que se assume como a maior objectiva fotográfica lançada no espaço pela Nasa.

Este telescópio ultra-sensível às variações luminosas vai fotografar durante pelo menos três anos mais de 100.000 estrelas que se assemelham ao nosso sol, mais quentes ou menos quentes, situadas na região do Cisne e da Lira da Via Láctea.

Trata-se da primeira missão da NASA concebida para detectar planetas, rochosos como a Terra, que orbitem estrelas de que não estejam muito próximas nem muito afastadas, de modo que as temperaturas possam manter a água em estado líquido à superfície, condição considerada essencial ao desenvolvimento da vida.

O telescópio espacial recebeu o nome em homenagem ao astrónomo alemão do século XVII Johannes Kepler, a quem se deve a descoberta de que os planetas descrevem elipses em torno do Sol e não círculos perfeitos.

Em busca de exoplanetas

O satélite europeu Corot, posto em órbita em 2006 para procurar exoplanetas (exteriores ao Sistema Solar), descobriu o mais pequeno até agora observado – com perto de duas vezes o diâmetro da Terra – mas muito próximo da sua estrela e muito quente, segundo anunciaram os astrónomos em Fevereiro.

Desde 1995, foram descobertos 337 exoplanetas em torno de estrelas, mas todos muito maiores do que a Terra e situados em zonas onde a vida é impossível.

Uma resposta to “Telescópio Kepler”

  1. SUPER INTERESSANTE!!=)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: