AIA2009
Tudo sobre a Astronomia

Sonda Phoenix

Phoenix é uma sonda espacial não-tripulada da NASA, lançada de Cabo Canaveral em 4 de Agosto de 2007, com o objectivo de pesquisar por moléculas de água na região do pólo norte do planeta Marte, onde pousou em 25 de Maio de 2008.Phoenix pousando em Marte (ilustração da NASA)

Lançada ao espaço por um foguete Delta II, a sonda consiste em um aterrissador dotado de um braço mecânico destinado a colectar amostras de solos, para análises físicoquímicas.

Esta sonda espacial transporta um conjunto de instrumentos mais actualizados em relação aos utilizados na fracassada missão “Mars Polar Lander”.

O objectivo da sonda é a procura de água e ela pousou próximo ao pólo norte de Marte onde acredita-se existir água congelada.

Pouso este realizado no pólo norte do planeta, a missão deverá durar cerca de 150 dias marcianos e a Phoenix utilizará o seu braço robótico para cavar o solo marciano. Este solo é afectado pelas variações sazonais do clima nos pólos e poderá conter componentes orgânicos necessários para a vida.

Para analisar as amostras de solo colectadas pelo braço robótico, a sonda espacial transporta um aquecedor e um mini laboratório portátil de última geração. As amostras serão aquecidas para liberar seus componentes voláteis, que poderão então ter sua composição analisada quimicamente, além de outras características.

A sonda Phoenix herda as tecnologias de imagem embutidas nas missões Pathfinder e Mars Exploration Rover. Esta também possui uma câmara de alta definição e som estéreo no alto de uma coluna de 2 metros de altura. Esta câmara tem dois “olhos” que observarão as vizinhanças em alta resolução, a fim de localizar o melhor solo a ser escavado. Além disso, está equipada com uma câmara multi-espectral para a identificação dos minerais locais.



Construção da Sonda Phoenix

Além de pesquisas no solo, a Phoenix também pesquisará a atmosfera de Marte, monitorizando-a até uma altitude de vinte quilómetros, obtendo dados sobre a formação, duração e movimento das nuvens, dos nevoeiros e das tempestades de areia que caracterizam o planeta. Medirá também a temperatura e a pressão atmosférica no local de pouso.





Principais etapas realizadas pela sonda Phoenix:

– A sonda Phoenix começou a operar na superfície de Marte, após aterrar com sucesso no planeta. A Phoenix vai analisar amostras da terra e mandar o resultado para a Terra.

– Os cientistas da NASA receberam as primeiras imagens de uma região ainda não explorada de Marte enviadas pela sonda Phoenix.

As imagens são do extremo norte de Marte. Foi nessa região que a sonda espacial Phoenix pousou.

– Uma área escavada pela sonda Phoenix atingiu uma camada de substância branca, dura e brilhante. Segundo cientistas, o material pode ser gelo acumulado no solo de Marte.

A sonda Phoenix recolheu uma mostra do solo de Marte que está coberta com um material branco que pode ser gelo ou sais minerais. As análises da mostra vão determinar a existência de água no planeta.

– Em amostras de solo de Marte, foi encontrado vapor de água.

– A NASA anunciou que a sonda detectou neve na superfície marciana, proveniente de gases emitidos pelas nuvens do planeta, e testes de laboratório demonstraram interacção entre minerais e água em estado líquido.

Análise de amostras do solo de Marte apontou a presença de perclorato.

Imagem de Phoenix a reunir amostras do solo de Marte

Imagem de Marte

Phoenix_Gelo

4 Respostas to “Sonda Phoenix”

  1. my dream is work for NASA!! it’s a very big dream, but i guess it’s a litlle impossible…never the less dreamind never hurt!!

  2. acredito plenamente que haja vida em outros pontos do universo.. talvez n vida inteligente como nos mas vida ha!!

  3. eu penso que ate ha vida inteligente noutros planetas!! nao m admirava que existissem outros seres tao inteligentes como nos!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: